Conheça a história de Camboriú, a cidade bonita por natureza. Com 214,5 km ² de extensão e mais de 82 mil habitantes. Vizinha de Balneário Camboriú, a cidade de Camboriú foi emancipada de Itajaí em 5 de abril de 1884 e reserva uma boa história desde os registros dos primeiros povos. 

Continue lendo, conheça a história de Camboriú e descubra como se deu a colonização de Camboriú, quais foram seus primeiros moradores e fundadores. E muito mais!

Origem do nome 

O nome Camboriú é uma referência ao Rio Camboriú (rio que abastece as cidades de Balneário e Camboriú). O nome é de origem tupi e significa “rio dos robalos”, que se traduz da junção de kamuri (robalo) e ‘y (rio). 

História – Primeiros povos

Os índios carijós foram os primeiros habitantes de Camboriú, fato constatado pelos registros de um sítio arqueológico encontrado na praia de Laranjeiras, datados de quatro mil atrás. Atraídos pelo lindo litoral da região, a pesca era uma das principais atividades deles. 

Os colonizadores chegaram por aqui no início do século XVI, quando os bandeirantes paulistas vieram em busca de metais preciosos e indígenas. 

A ocupação oficial da área do Rio Camboriú aconteceu com a concessão de Sesmarias doadas pelo governador da Capitania de Santa Catarina.

Imigrantes e colonização

O primeiro imigrante de origem européia a chegar foi Baltazar Pinto Corrêa, de origem portuguesa, por volta de 1821, em Porto Belo. Em 6 de setembro de 1826, conforme croqui de sua sesmaria, aportou no Canto Norte da Praia – que até hoje leva seu nome: Praia do Corrêa (atual Prainha de Balneário Camboriú). Também ganhou seu novo o Morro do Corrêa e Caminho do Corrêa, lugares onde se estabeleceu.

Começou o seu povoado no atual bairro da Barra. Lá fundaram o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso e construíram a capela Santo Amaro, existente até hoje. 

Seu desbravamento e de outros colonos que ocuparam o Canto da Praia e Praia Brava, deu origem ao nome da região de Vila dos Pioneiros, o atual bairro dos Pioneiros em Balneário Camboriú.

Em busca de terras férteis, o vale do Rio Camboriú foi aos poucos sendo ocupado, formando povoados como o São Francisco (também chamado de Barranco), e a Vila Garcia.

Criação e emancipação do Município de Camboriú

Até 1884, o atual bairro da Barra, local que fez parte da história de Camboriú e de sua origem, pertenceu a Porto Belo e Itajaí. 

Camboriú foi emancipada de Itajaí em 5 de abril de 1884, elevando-se à categoria de vila. A sede do município foi instalada em 15 de janeiro de 1885 e depois o centro administrativo foi transferido para as margens do Rio Pequeno, em 1890, na Vila dos Garcia, atual centro da cidade e principal núcleo populacional do município.

Desenvolvimento da cidade 

Até a primeira metade do século XX, a principal atividade econômica da cidade era a exploração de mármore e granito; e também de café. Camboriú já foi a líder estadual na produção dessas matérias primas. 

Mas com a decadência da cultura cafeeira por conta das condições climáticas, Camboriú descobriu a sua relevância na pesca e no turismo. 

A cidade que já era visitada e conhecida por descendentes de todo o Vale do Itajaí e de alemães, começou a conceber imensas casas de veraneio em estilo enxaimel e germânico, a partir de 1926. O primeiro hotel surge em 1928. O bairro da praia logo receberia visitantes de todo o Estado e posteriormente de outros, desenvolvendo-se rapidamente, até se tornar Distrito.

Balneário Camboriú

O crescimento da cidade, boom turístico e do setor imobiliário se deu por volta de 1952. Ano no qual foi apresentado um projeto de emancipação do Distrito da Praia de Camboriú. Em 20 de julho de 1964 o projeto foi aprovado e naquele momento se emancipava e se fundava o município de Balneário Camboriú.

Atualmente

A cidade de Camboriú se tornou vizinha de uma das cidades com maior custo de vida. Com isso, muitas pessoas se instalaram na cidade. O setor imobiliário na cresce cada vez mais para oferecer qualidade de vida e oportunidades. Bairros como São Francisco de Assis e Tabuleiro, se desenvolvem juntamente com Camboriú, que oferece ótima mobilidade urbana, segurança, opções de lazer e  tranquilidade. 

Em 1993, foi lançado o Turismo Ecológico-Rural em Camboriú. Favorecido por florestas de Mata Atlântica, cachoeiras, trilhas e montanhas, o município passa a dar valor à essas riquezas. E em 1996, Camboriú ganhou o selo de cidade de grande potencial turístico pela Embratur.