É indiscutível que o financiamento é a forma mais comum de comprar um imóvel no Brasil. No entanto, mesmo sendo tão recorrente, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação às particularidades do financiamento para aposentados. Ele é diferente? Mais difícil de ser aceito? Qual é o prazo de pagamento? Os juros são maiores?

Neste texto, a LVP Construtora responde todas essas perguntas. Afinal, você não vai deixar de comprar seu novo imóvel apenas por falta de informação, certo? Seja este o seu primeiro imóvel ou não, você sabe que não estamos falando apenas de uma moradia; mas sim de um investimento — do qual tanto você quanto seus filhos poderão tirar proveito.

Portanto, se você é aposentado e está pensando no assunto, talvez a hora de investir em um novo imóvel seja agora. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse tipo de financiamento!

 

Como funciona o financiamento para aposentados?

A maior preocupação de instituições financeiras e construtoras que ofertam financiamentos é receber o dinheiro de volta. E, quanto mais velha for a pessoa solicitando o financiamento, maiores são as chances de que esse pagamento não volte. Isso faz com que algumas particularidades do financiamento para aposentados sejam diferentes.

Por outro lado, o processo em si não muda muito. Assim como qualquer outra pessoa, o aposentado apresenta sua renda e tem o crédito analisado pela instituição. Caso ele seja aprovado, aí sim aparecem as mudanças. Questões como a quantidade de parcelas e o valor dos juros apresentam certa diferença.

Aqui, as dicas mais comuns para facilitar a aprovação de um financiamento também são válidas. Ter uma conta no banco em questão, estar com o nome limpo, apresentar renda alta e bom score e pagar um valor de entrada de 20 a 30% são fatores muito positivos e que ajudam na aprovação.

taxa de juros

 

E quanto às parcelas, quantas são?

Como citamos, um dos pontos que se altera no financiamento para aposentados é o número de parcelas. Porém, isso não tem a ver necessariamente com a aposentadoria, mas sim com a idade da pessoa. Na maioria dos casos, o valor máximo de prestações de um financiamento é 420, totalizando 35 anos.

Com o passar do tempo, começam a haver mudanças nesses números. Para quem tem mais de 60 anos, o prazo máximo reduz para 240 parcelas, ou seja, 20 anos. Seguindo, os maiores de 70 anos têm um tempo ainda menor, de até 120 prestações, ou 10 anos.

 

Há diferenças nas taxas de juros?

Assim como acontece com as parcelas, as taxas de juros também apresentam diferenças no financiamento para aposentados. Contudo, neste caso é difícil fornecer um número exato. Isso porque cada instituição possui taxas de juros diferentes — podendo variar consideravelmente de uma para a outra.

O que nós recomendamos, neste caso, é fazer uma boa pesquisa. Afinal, como você estará fazendo um grande investimento, todos os detalhes devem ser avaliados. Converse com diferentes instituições, veja qual oferece as condições mais interessantes para o seu caso e, apenas depois disso, defina quem fará seu financiamento.

E aí, o que achou do texto? Gostou das dicas? Caso queira continuar recebendo nosso conteúdo, é só seguir a LVP Construtora no Instagram!