Quando compramos um imóvel, seja ele novo ou não, é preciso providenciar toda uma lista de documentos. Afinal, são eles que deixam a situação do imóvel regularizada e garantem que nenhum tipo de problema relacionado à propriedade ocorrerá. Um dos mais importantes neste contexto é o registro de imóvel — especialmente para imóveis novos.

Isso porque, nas situações de imóveis novos, como o imóvel em questão nunca teve outro morador, ainda não há nenhum documento com o histórico da propriedade, sua descrição e os dados do(s) proprietário(s). Não à toa, estas são algumas das informações que devem estar presentes no registro.

Mas, voltando ao básico a respeito do assunto… Você sabe exatamente o que é um registro de imóvel? E, ainda mais importante que isso, sabe como registrar um imóvel novo? Caso não tenha nenhuma dessas informações, não se preocupe; é exatamente isso que a LVP Construtora trata neste texto.

Para entender melhor o assunto, é só continuar a leitura abaixo!

 

O que é registro de imóvel?

 

Basicamente, é o documento que oficializa quem é o dono da propriedade. Como citamos na introdução, é nele que informações como a descrição do imóvel, dados do proprietário atual e todo o histórico de transações envolvendo o imóvel estão contidas. Outro dado extremamente importante presente no registro é o número de matrícula do imóvel.

Sua relevância é muito clara por alguns motivos. O primeiro é que somente com o registro em mãos é possível emitir o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) junto à prefeitura. Além disso, se eventualmente você quiser vender o imóvel, a transação só poderá ser feita com o registro.

Basicamente, é o registro que confirma que a propriedade realmente é sua.

 

E como registrar um imóvel novo?

 

Agora que você já sabe o que é registro, além de sua importância, o próximo passo é aprender a registrar um imóvel novo. A boa notícia é que este é um processo relativamente fácil. Para tal, basta ir até o Cartório de Registro de Imóveis (CRI) da cidade onde o imóvel está e fazer a solicitação.

Recomendamos, porém, que você entre em contato com o CRI para confirmar qual é a documentação exigida antes de ir até ele. Dessa forma, você garante que não se esquecerá de nenhum documento necessário para a emissão do registro.

Um ponto que não podemos deixar de citar é o das taxas, que são relativamente altas. Em média, o custo de emissão é de 1% do valor total do imóvel. Isso significa que, se seu imóvel vale R$ 400 mil, a taxa para registrá-lo será de R$ 4 mil.

 

Bônus: o que pode acontecer com um imóvel não registrado?

 

Uma dúvida que muitos têm diz respeito às consequências para imóveis não registrados. E elas são severas. Se você não tiver este documento, você não será legalmente dono da propriedade — mesmo que tenha pagado todas as prestações do financiamento.

No final das contas, você não apenas não poderá vendê-lo, como também nem mesmo será dono. Portanto, não se esqueça de registrar seu imóvel!

E você, já tinha ouvido falar neste assunto? O que achou de aprender como registrar um imóvel novo? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo como este, é só seguir a LVP Construtora no Instagram!

Conheça a LVP Empreendimentos

Nosso primeiro projeto já está em andamento e possui excelente estrutura e localização.
A LVP é uma nova construtora chegando para renovar os seus sonhos!